Um clássico argentino na época da quaresma que agora você pode fazer em casa e comer em qualquer estação do ano. Saudável, fácil de fazer e muito gostoso.
A massa da torta de páscoa é uma espécie de massa podre que você tem que preparar misturando a farinha com o ovo, o azeite e o sal e depois ir acrescentando a água aos poucos até formar uma massa fácil de lidar. Faça uma bola e deixe descansar em uma vasilha limpa e tampada com um pano.
Enquanto isso você tem que cozinhar os ovos e fazer o recheio da torta de páscoa. Primeiro refogue a cebola com bastante óleo (se for azeite de oliva fica ainda mais gostoso) e quando ela estiver pronta adicione a espinafre e a acelga cozida, deixando refogar um pouco. Depois tempere com a noz moscada, o sal e a pimenta do reino e deixe mais um minutinho no fogo. Descasque os ovos cozidos e reserve.
A massa da torta de páscoa deve ser trabalhada encima de uma mesa com farinha. Estique com o tolo até ficar com uma grossura de mais ou menos 3 cm. Corte uma parte do tamanho da forma que você for usar e a outra guarde pra tampar a torta.
Em um refratário redondo coloque uma parte da massa e pinte com a clara de ovo. Coloque a farinha de rosca por cima e depois o recheio. Termine o recheio colocando o ovo cozido em rodela e o queijo parmesão ralado antes de tampar a torta de páscoa com a outra metade da massa.
Depois de fechar a torta e lacrar bem as bordas, pinte com clara de ovo por fora também.
Leve ao forno durante uns 12 minutos aproximadamente, na temperatura de 180º C.
Foto:
Nota:
A torta de páscoa na verdade é uma espécie de empadão de verduras que faz parte da cozinha clássica da Argentina.