Uma salada dominada pelo peixe carapau que é ideal pra abrir o apetite antes do almoço ou servir como petisco com aquele cervejinha. É leve e saboroso!
Em uma frigideira antiaderente fria, coloque um pouco de sal grosso e óleo e deite os filés por cima, temperando com sal e um pouco de vinagre balsâmico. Regue com óleo por cima e leve ao fogo bem baixo pra que o peixe cozinhe aos poucos.
Corte a batata cozida e a beterraba em quadrados e coloque em uma travessa. Quando o carapau tiver trocado de cor é hora de colocá-lo na salada também.
Adicione o feijão branco na frigideira com o óleo onde você dourou o peixe (não precisa botar no fogo), misture bem e coloque na salada.
Pra dar o toque final à salada de carapau, prepare o creme de espinafre batendo a espinafre cozida e escorrida no liquidificador. Se ficar muito grosso é só acrescentar um pouco mais de água. Adicione o creme de leite, sal a gosto e uma gotinhas de vinagre e torne a bater.
Coloque o creme do lado da salada e sirva.
Uma maneira bem bonita de montar a salada de carapau é cortar a batata cozida e a beterraba em retângulos e ir colocando os mesmos em uma travessa bem bonita, alternando um com o outro pra dar um contraste de cor.
Depois coloque o carapau por cima e o feijão branco por último, com o creme de espinafre em um ladinho. Fica linda e é de comer com os olhos.
Nota:
Você também pode substituir o carapau por outro peixe da sua preferência, sendo melhor escolher um peixe azul.