Um doce tradicional do oeste espanhol, feito com mel, azeite de oliva, farinha de trigo e sal e assado ao invés de frito. Delicioso e pra lá de saudável!
Pra fazer essas deliciosas rosquinhas de alfajor você tem que começar pelo próprio alfajor que é uma mistura de mel com pão dormido e ralado (do dia anterior). Não é bom usar farinha de rosca, mas sim pão velho que você pode ralar até virar uma espécie de farinha grossa e depois misturar com o mel e umas gotinhas de água. Deixe na geladeira pra descansar enquanto você preparar a massa das rosquinhas.
Pra fazer a massa, coloque o azeite de oliva em uma vasilha e acrescente a farinha peneirada, a água e o sal. Misture tudo bem misturado usando uma colher de pau e depois use as mãos até obter uma massa compacta e uniforme.
Deixe a massa descansar mais ou menos meia hora e depois corte formando bolinhas do tamanho de um limão. Estique com o rolo de macarrão até virar uma tira de 30 cm de um lado e 5 ou 10 do outro, com uma grossura de uns 3 mm.
No meio de cada tira de massa coloque o alfajor e depois vá enrolando até fechar a rosquinha.
Depois de fazer todas as rosquinhas, coloque as mesmas na bandeja do forno e faça uns 4 buraquinhos em cada uma pro mel sair por cima. Deixe no forno mais ou menos 10 minutos com a temperatura de 220º C.
Foto e fonte: Blogcocina.es
Nota:
As rosquinhas de alfajor são típicas da província de Cáceres na Espanha e é uma herança do povo muçulmano que passou pela região.