Com um refogado de verduras, um pouco de caldo de peixe e frutos do mar você pode fazer essa deliciosa merluza com frutos do mar. Saborosa e nutritiva!
Pra fazer a merluza frutos do mar, primeiro pegue a merluza inteira, limpe e coloque a cabeça e o rabo em uma panela.
Tire a casa dos camarões (deixando o rabo) e reserve a sua carne, colocando as cabeças e a casca na mesma panela.
Coloque água na panela (1/2 litro aproximadamente) e cozinhe os restos de peixe e camarão pra fazer um caldo. Deixe cozinhar mais ou menos 20 ou 30 minutos e depois aperte bem a cabeça da merluza com uma colher, pra soltar todo o líquido.
Enquanto o caldo ferve, corte a merluza em rodelas e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Em uma frigideira grande (ou panela de paella), coloque a cebola e o pimentão verde picados pra refogar e quando começar a dourar, acrescente também o alho bem picadinho e depois de um tempo a farinha de trigo. Refogue mais dois minutos pra farinha ficar douradinha também e depois adicione o vinho branco e o berbigão, mexendo bem até ele abrir a casca.
Quando o berbigão abrir (os que não abrirem devem ser retirados da frigideira), acrescente os camarões descascados e um pouco de salsinha verde picada por cima, mexendo até formar um molho.
Agora é só colocar as rodelas de merluza na panela pra cozinhar, regando com o caldo preparado com a cabeça. Elas devem ficar cobertas de caldo até a metade (se faltar você pode adicionar um pouco de água). Deixe cozinhar em fogo médio durante 4 minutos sem mexer a panela. Mexa um pouco com cuidado pra não desmanchar as rodelas de merluza e deixe mais 3 ou 4 minutos no fogo.
Enquanto a merluza com frutos do mar cozinha prepare o molho de pimentão, colocando a metade dos pimentões com um pouco de caldo de peixe no liquidificador e batendo bem. Reserve.
Agora é só dar o toque final à merluza com frutos do mar, regando tudo com o molho de pimentão e mexendo pra misturar. Corrija o ponto de sal de for preciso e sirva na hora.
Nota:
A merluza com frutos do mar é a melhor maneira de fazer as crianças comerem peixe, pois é simplesmente deliciosa.