Com um pouco de grão de bico, cebola, alho e um toque de alecrim e linguiça você pode fazer um prato altamente nutritivo e pra lá de gostoso. Experimente!
Na noite antes de fazer o grão de bico salteado você tem que colocar os grão em uma vasilha com água até cobrir pra amolecer.
No dia seguinte escorra o grão de bico, lave bem e coloque na panela de pressão cobertos de água. Quando começar a sair vapor, deixe cozinhar uns 30 ou 40 minutos em fogo médio (ver nota 2).
Enquanto o grão de bico cozinha, descasque e corte os alhos em fatias finas. Doure os mesmos em uma frigideira grande com um pouco de óleo e acrescente um pouco de pimenta malagueta e aproveite pra ir descascando e cortando a cebola bem picadinha.
Quando o alho estiver bem dourado, acrescente a cebola, tempere e coloque o raminho de alecrim. Tampe e deixe no fogo até a cebola ficar bem molinha. Depois desligue o fogo.
Quando o grão de bico estiver cozido você tem que escorrer e colocar dentro da frigideira com o refogado, retirando antes o raminho de alecrim.
Pra dar o toque final ao grão de bico salteado você pode colocar a linguiça na frigideira e saltear um pouco mais. Agora é só servir.
Foto:
Nota:
1. Se você não tem grão de bico seco também pode usar os que já vêm cozidos em conserva. O resultado é o mesmo.
2. Se você for usar a panela de pressão em fogo alto o grão de bico vai estar cozido em 15 ou 20 minutos.
3. Se você é vegetariano é só colocar a linguiça. Ao invés disso acrescente uma colher de chá de páprica pra dar sabor.
4. E se você não for vegetariano e quiser usar linguiça fresca, tem que cortá-la em pedacinhos e adicionar no refogado. Se for linguiça defumada não precisa.