Uma bolo de maçã que pode ser degustado no café da manhã ou como sobremesa. Ideal pra diabéticos ou pra quem quiser manter a forma de uma maneira deliciosa.
Pra deixar o bolo de maçã para diabéticos bem esponjoso, primeiro separe as gemas das claras e bata estas em neve.
Em outro recipiente bata as gemas com o adoçante líquido (a gosto), o iogurte desnatado, o óleo e a raspa de limão até misturar tudo bem e ficar como um creme grosso.
Quando estiver tudo bem batido, acrescente as claras em neve e com uma espátula de madeira ou de silicone, mexa bem com movimento enérgicos pra deixar a mistura bem homogênea. Acrescente então a farinha de trigo e o fermento em pó e mexa com cuidado pras claras não baixarem, até ficar tudo bem misturado. A massa do bolo de maçã para diabéticos é um pouco mais grossa do que a de um bolo normal.
Depois de fazer a massa, descasque as maçãs e corte-as em tiras finas da grossura de um gomo de laranja.
Unte a forma e coloque nela um pouco da massa do bolo de maçã pra diabéticos. Encima dessa massa coloque metade das tiras de maçã e cubra com o resto da massa.
Cubra tudo com o que sobrou das tiras de maçã, cuidando pra deixar tudo bonito e decorado.
Pra terminar polvilhe com canela em pó (que vai dar um sabor muito especial ao bolo de maçã para diabéticos) e leve ao forno a 170 ºC durante aproximadamente meia hora (depende do forno. Pra saber de o bolo está assado, fure ele com um palito e se o palito sair seco é porque já está pronto).
Foto: jlastras